©  2018 Clínica do Coração do Alentejo

  • Facebook - círculo cinza

Rua de Chartres N.º4 - 1.º, Horta da Porta, 7000-930 Évora

Tel.: 266 739 290

Mensagem

Os Dez Mandamentos do Coração

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

IX

X

Eu sou o teu coração e comando a tua vida. Bato 70 vezes por minuto, 4200 vezes por hora e 100 800 vezes por dia. Não descanso nem de dia nem de noite. Tens de me respeitar e ajudar para juntos, evitarmos os enfartes (Ataques Cardíacos) e as Tromboses (AVC),  principais causas de morte e sofrimento.

 

Controla a  Tensão Arterial. Se a máxima estiver acima de 14 ou a mínima acima de 9, fico com mais trabalho, enfraqueço e ficas sem forças.

 

Cuidado com o Colesterol. Se tiveres mais de 180 as minhas artérias coronárias podem entupir e ficas com dor no peito (Angina de Peito). Pergunta ao teu Médico se o colesterol bom está normal.

 

Se tiveres Diabetes, controla o açúcar do sangue. Não podes ter mais de 140 em jejum, porque a tua circulação fica rapidamente estragada dos pés à cabeça.

 

Não fumes! O tabaco é um veneno para mim e para os pulmões. Ficas com falta de ar.

 

Não engordes. Se me obrigares a carregar com mais peso vais sentir-te mais cansado.

 

Não te enerves. Tristezas não pagam dívidas. Tem uma vida calma, se não eu irrito-me e bato muito depressa.

 

Dorme bem, descansa uma ou duas vezes por dia mas não te esqueças de andar de manhã e à tarde. Se  o teu médico concordar deves fazer ginástica ou desporto 45 minutos 3 vezes por semana.

 

Come peixe, saladas e fruta. Usa um fio de azeite. As gorduras de porco, vaca ou galinha aumentam o colesterol. O sal sobe-te a tensão e ficas inchado. Se o teu médico concordar um copinho de vinho e um café não fazem mal.

 

Consulta o teu médico regularmente e segue os seus conselhos. Se ele concordar leva a vacina da gripe no princípio de Outubro. Toma diariamente a medicação que te foi receitada. Cuidado com os medicamentos para as dores. Alguns são maus para mim e para o estômago. Não acredites nas receitas da vizinha.

 

Se cumprires estas regras, eu que sou o teu coração e tu que és o meu dono, faremos uma aliança para uma vida longa e saudável.

 

(Este texto, respeitosamente inspirado na Bíblia, aplica-se também aos não crentes)